Temperos caseiros
Feitos com amor
3

Mitos e verdades sobre a comida congelada.

Saiba quais são os mitos e verdades sobre os alimentos congelados

 

Como-montar-uma-loja-de-alimentos-congelados-1 Mitos e verdades sobre a comida congelada.

 

Alimento congelado é ou não saudável? Comida congelada faz mal para a saúde? Posso consumi-los com segurança? Essas e outras dúvidas são comuns se tratando de comida congelada, principalmente por serem bem práticos para as pessoas que trabalham, que fazem dieta ou até mesmo para pessoas que não gostam de cozinhar.

Para consumir esses alimentos com mais segurança e sem influenciar na sua saúde, listamos alguns mitos sobre a comida congelada e algumas verdades:

 

1 – Frutas e legumes congelados não são tão saudáveis quanto os frescos.

Mito. Se tratando de comidas frescas, é possível congelar esses alimentos para consumi-los depois, desde que guardados em locais adequados. O congelamento conserva o valor nutritivo, contanto que os legumes colhidos sejam maduros e sejam congelados dentro de 6 a 10 horas rapidamente. O alimento congelado pode ser nutricionalmente comparável ao produto fresco.

 

2 – É seguro degelar alimentos na bancada da pia.

Mito. Degelar alimentos na bancada da pia pode prejudicar os alimentos. A umidade presente nesse local favorece a multiplicação de fungos e bactérias, que se ingeridos podem causar problemas gastrointestinais em quem consumiu. Mesmo que leve mais tempo, o certo é realizar o descongelamento dentro da própria geladeira, entre 4ºC e 6ºC.

 

3 – Existem formas saudáveis de congelamento de alimentos.

Verdade. O ultra congelamento faz com que o alimento tenha uma queda bruta de temperatura, evitando a proliferação de fungos e bactérias, o que faz desnecessário o uso de conservantes. É uma forma eficaz e não prejudicial à saúde.

 

4 – Comida congelada é rica em sódio.

Mito. O teor de sal vem diminuindo nos alimentos congelados, uma vez que os fabricantes estão dando mais importância à saúde do consumidor. É possível examinar nos rótulos a quantidade de sódio existente no alimento antes de adquiri-lo.

 

5 – Após descongelado, um alimento não deve ser congelado novamente.

Verdade. Ao descongelar o alimento, ele perde suas características como cor, aparência e sabor. Além disso, ele estará mais propenso à contaminação de fungos e bactérias, fazendo mal à saúde.

 

6 – Jogar água quente sobre a comida é seguro para degelar.

Mito. Não é sugerido jogar água quente sobre a comida, faz mal à saúde. Além de ficarem mais sensíveis a contaminação, alguns alimentos podem ficar mal cozidos. Caso não possa esperar o tempo de degelo na geladeira, é recomendado colocar o alimento congelado em uma vasilha com água fria e trocar a água de meia em meia hora.

 

alimentos-congelados-conservados Mitos e verdades sobre a comida congelada.

 

Deixamos claro que além de ser uma forma fácil e eficiente para aqueles que não tem tempo, também pode ser feito e consumido de forma saudável. Entre tantos mitos e verdades, agora que você já sabe alguns para te ajudar na hora de congelar seus alimentos.

Deixaremos para você uma dica bônus: alimentos temperados podem sim ser congelados, e aguentam até 30 dias no freezer. Que tal usar os Temperos Vieira para testar seus dotes culinários e se aventurar na cozinha?

Aproveite e confira nossas receitas!


Voltar ao blog