Temperos caseiros
Feitos com amor
3

Macarrão instantâneo versus macarrão tradicional: por que um demora mais do que o outro para cozinhar?

macarrão-bolonhesa-min-1024x683 Macarrão instantâneo versus macarrão tradicional: por que um demora mais do que o outro para cozinhar?Macarronada, macarrão de forno, macarrão a carbonara, macarrão ao alho e óleo, macarrão ao molho branco, macarrão com queijo, macarrão com atum…

São inúmeras as receitas que podem ser preparadas com uma das mais famosas variações de massa do mundo: o macarrão.

Há quem diga que não há melhor prato do que uma deliciosa macarronada feita pela vovó, saboreada com a adição do seu molho preferido. Contudo,diante da correria do dia a dia, uma variação dessa receita ganha cada vez mais espaço na compra e na mesa do brasileiro: o macarrão instantâneo.

Muita gente prefere esse tipo de macarrão com a justificativa dele ser mais prático, barato e rápido de ser feito.

Contudo, você já parou para pensar por que ele cozinha tão rápido?

É o que vamos descobrir!

Macarrão instantâneo já foi luxo

Um dos formatos de macarrão instantâneo mais conhecido aqui, no Brasil, é o tipo lamen (ou “ramen”), que vem ganhando espaço, inclusive, como ingrediente para sanduíches!

Apesar de ser considerado um alimento barato, quando ele chegou às prateleiras dos supermercados do Japão – país onde “nasceu” – era visto como artigo de luxo. Isso porque o formato talharim, também conhecido como noodles, era vendido fresco e mais barato.

Porém, com o passar dos anos, a expansão da oferta de macarrão instantâneo nos mercados pelo mundo e o aumento da demanda do consumidor por alimentação rápida acabaram virando esse jogo, popularizando essa versão da famosa massa.

Mas será que estamos certos em preferir o macarrão instantâneo?

O caminho na fábrica

Um dos principais fatores que contribui com a agilidade no cozimento do macarrão instantâneo é o modo de fabricação dele.

Isso porque uma das etapas desse processo é o pré-cozimento do macarrão. Além disso, para ficar na forma que é vendido (e não molinho, como são os macarrões tradicionais) ele precisa perder água, o que acontece por meio da fritura. Isso mesmo que você leu: fritura!

Sendo assim, nos resta imaginar – ou consultar a tabela nutricional – e constatar que, infelizmente, apesar de ser fácil e rápido de preparar, o macarrão instantâneo não é lá muito nutritivo e saudável para o corpo humano.

PNK6191-macarrao-molho-linguica-min-1024x684 Macarrão instantâneo versus macarrão tradicional: por que um demora mais do que o outro para cozinhar?Paciência na cozinha

Agora que você já sabe o que diferencia os dois em relação ao tempo de preparo, pense bem:

Será que não vale a pena investir mais 5 minutinhos do seu tempo e preparar um macarrão do jeito tradicional?

Além de optar por uma opção muito mais saborosa e menos calórica, você tem a oportunidade de experimentar um delicioso macarrão com as nossas opções de molhos.

Ou, quem sabe, trocar o tempero do macarrão instantâneo por um Vieira?

Enfim, independentemente se você continua sendo um adepto do macarrão instantâneo ou um verdadeiro fã do macarrão tradicional, sempre temos um condimento que vai deixar suas refeições ainda mais gostosas.

Dê um passeio no nosso site e confira!


Voltar ao blog